Eu adoro relacionar conhecimentos e acho impossível falar de astrologia infantil sem lembrar da pedagogia e dos grandes nomes que moldaram essa área. Hoje, quero falar sobre Emmi Pikler, pediatra húngara que criou uma abordagem baseada no respeito à individualidade e à liberdade da criança.
A abordagem Pikler acredita que as crianças aprendem por si mesmas, desde que tenham um ambiente que respeite seu tempo, promovendo autonomia, rotina estruturada e uma comunicação acolhedora. Dessa forma, elas se sentem seguras e confiantes para explorar e aprender naturalmente.
Indico o livro: Vínculo, Movimento e Autonomia: Educação até 3 anos, de Suzana Macedo Soares, que apresenta uma síntese da abordagem com ótimas reflexões sobre esse tema.
No mapa astral, conseguimos observar características únicas de cada criança, como a Lua indicando segurança emocional, Mercúrio revelando formas de comunicação e brincadeiras, Marte, que podemos analisar para entender o desenvolvimento da autonomia, especialmente nos retornos de Marte, que acontecem a cada 2 anos, marcando fases importantes em que a criança passa a agir por conta própria. O signo ascendente que pode auxiliar no entendimento das primeiras vivências dessa criança, Vênus podemos observar prazeres e criatividade, o signo solar iluminando as motivações, e muitos aspectos também.
Quando relaciono o mapa astral de uma criança com esses princípios pedagógicos, fica mais fácil entender sua singularidade e oferecer um cuidado mais consciente e amoroso. Afinal, a astrologia é uma ferramenta maravilhosa para apoiar o desenvolvimento de forma respeitosa e sensível!